segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Feedback On-Line

Week 28/09 - 04/10

What've been done since last week?

Bom, aqui estamos para mais uma semana. 
  • A semana passada (21/09 - 27/09) foi muito produtiva, consegui a seguir o planejamento das tarefas. Conclui o artigo que irei submeter para a SEMINFO, já enviei para meu orientador realizar a revisão e estou aguardando o retorno. Adicionei após enviar para revisão algumas pequenas falhas que já identifiquei: Númeração das páginas, Palavras-Chave e também a declaração do nome do orientador no trabalho, conforme a monografia.
  • Agora do TC em si, terminei ontem o script de build do SPM, gerando os relatórios de:
  1. Teste unitários (NUnit+nunit4report) - Exemplo
  2. Cobertura de Código (NCover+NUnit+NCoverExplorer) - Exemplo
  3. Auditoria de código estático (Fxcop) - Exemplo
... ficou muito bom. Muitas das minhas duvidas foram sanadas depois de muito ler as epecificações do NAnt e inclusive do Ant  ... :-)

  • Conversei sábado pela manhã com o Guilherme Lacerda (Co-orientador), aonde ele se mostrou um pouco preocupado com a monografia(parte escrita), pois está sendo reescrita e até o momento não foi validada. Acordei também de enviar a ele capitulo a capitulo do mesmo, para que possa auxiliar na revisão, realizei o primeiro envio para ele hoje dia 29/09, as duas outras versões já enviadas ao Daniel possuem dois capitulos reescritos para cada versão(enviei duas), porém ainda não recibe feedback.
Sobre encontros presenciais, irei intensifica-los agora, os encontros periódicos com o Daniel, e também  com o Lacerda agora, aonde o mesmo sugeriu pequenas reuniões nas terças ou quintas com poucos minutos de conversa, tudo em prol da melhor comunicação este semestre. 

What's planning by next week?

  • Irei marcar com o Daniel e Lacerda para esta semana se possivel, reuniões para mostrar os builds integrados com o Cruise Control e decidir próximos passos.
  • Para esta semana apenas tenho que terminar a integração do build do CC.Net com o script de build que já está pronto.
29/09  - Finalizar ajustes do artigo para SEMINFO (preciso do feedback da revisão)
     - Integrar o build do  SPM com o CC.Net
30/09  - Terminar ajustes da integração do build do SPM com o CC.Net
     - Aqui, trégua tenho prova de GP.
01/10  - Irei adicionar aos scripts do CC as tarefas de baixar os fontes do repositório de dados (Java.Net e  Google Code)
02/10 -  Incrementar a monografia(parte escrita), tenho dois subcapitulos dentro do estado da arte para escrever do zero, sugeridos pelo Parzianello que achei bem pertinente, inclusive postei aqui no blog esta estrutura, creio ter sido "aprovada". 
03/10 - Irei começar o "Guilherme's Pattern", preciso de alguns subsídios, que nas reuniões com meus orientadores irei explorar.

There're possible problems to next week?

A prova de GP irá me "roubar" algumas horas esta semana, bem como as aula de inglês que vem ganhando cada dia mais horas de dedicação. Estou hoje com no minimo duas horas diarias, a lingua chega ta enrolando :-))

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Feedback On Line

Week 21/09 - 27/09

What've been done since last week?

A semana passada não foi tão produtiva quanto as anteriores, conforme planejado, de segunda até quarta-feira fiquei envolvido no build da aplicação SPM ao qual, não conseguia a entender algumas coisas, na verdade não entendia o porque de fazer um build em .Net era tão mais complicado do que Java, usando 'csc', similar ao javac. Foi ae que descobri que poderia utiliziar este cara 'devenv.com', com ele consigo utilizar toda a estrutura que o VS cria, inclusive references entre outras dependencias. 
Pronto fim dos meus problemas, pelo menos para compilar a aplicação :-)
Após gerar as dll's limpando elas antes da compilação, bonitinho como manda o figurino, também já consegui a deixar rodando o nunit console com os teste existentes hoje na aplicação, 26 testes por enquanto. Segue link do arquivo de build que já está no repositório.

Finalizando, enviei para revisão também, ontem segunda-feira o artigo que irei submeter para SEMINFO, cujo titulo ficou Métricas, Ferramentas, Boas Práticas e Java.

What's planning by next week?

Está semana tenho tudo para deixar pronto ou quase o build do SPM "tinindo". Irei procurar também no minimo iniciar a integração com o Cruise Control.Net
Tenho que no máximo até amanhã baixar do cvs do Classdiary os fontes e gerar os primeiros relatórios e com isso meu TC inicia pra valer!!

Tenho que terminar o abstract do artigo também.


There're possible problems for next week?

Fora os problemas de saúde com meu pai, o que impossibilitou de torna-lá produtiva, também tive que realizar algumas tarefas extraordinárias no serviço, depois da demissão da gerência do projeto, mas agora está tudo em paz "assim espero :-)". 
Está semana promete.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Feedback On-Line

Week 14/09 - 20/09

What've been done since last week?

Na semana passada, tive como meta, reescrever boa parte do projeto SPM, reescrevendo basicamente toda a implementação de acesso a dados, bem como as regras de negócio. Como sprint zero desta reescrita de código, foi implementado o cadastro de Beneficiario que esta inserindo corretamente.
Os fontes já estão disponivel no controle de versão SVN, e será publicado na lista de discussão do grupo Facensa.Net.

Iniciei no dia 14 a criação dos scripts de build da aplicação via NAnt e também instalei o cruise control .Net e exemplos de aplicações integradas com o CC.Net 


What's planning by next week?

- Na segunda-feira dia 15 irei continuar a criação e otimização do build da aplicação via NAnt, que após estar funcionando, será integrado ao CC.Net. Após conseguir rodar com sucesso o build da aplicação via CC.Net irei começar a integração das ferramentas de auditoria de código FxCop e testes unitarios NUnit

- Na quarta-feira pretendo iniciar os ajustes do artigo para a SEMINFO 2008. Pretendo dar o nome do artigo algo como 'Ferramentas, Práticas Ageis e Java', mas ainda tenho que amadurecer a idéia para não tomar porrada já pelo titulo.

Com este dois assuntos (CC.Net + Artigo SEMINFO), pretendo entregar o build o SPM integrado com o CC.Net e dia 19 submeter o artigo para a SEMINFO.


There're possible problems for next week?

Creio que para esta semana não deva haver maiores dificuldades, apesar de estar apanhando para criar o arquivo de build e também estar me contextualizando com o NAnt + versões.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Feedback On-line

Week 01/09 - 08/09

What`ve been done since last week?

Consegui a enviar mais uma revisão da monografia para meu orientadores.
Éste final de semana 30/08 tivemos na Unisinos o encontro dos grupos de usuários Java do Rio Grande do Sul, aonde nasceu o mais GURI, digo o mais novo grupo e usuários o GURI (Grupo de Usuários Regrional Integrada).
Dei minha contribuição para o eventom palestrando sobre o projeto Classdiary e também descrevendo um pouco do que será implementado em meu trabalho de conclusão.
Particularmente gostei bastante do evento, no qual já é minha segunda participação como palestrante, a outra foi na primeira edição.

What`s planning by next week?

02/08 - terça-feira pretendo startar o projeto SPM, inclusive já temos os requisitos necessários para o primeiro sprint passado por uma pessoa da ONG que o Fabricio participava. Irei combinar com o Rafael Bitello para nos reunirmos no sabado para realizar alguns ajustes da aplicação.
03/08 e 04/08 - Deverei continuar nesta mesma tarefa.
05/08 e 06/08 - Quero fechar a configuração do CC junto ao projeto Classdiary, pois ainda tenho uma pendencia de configuração dos relatórios que não consegui a ajustar.
06/08 - Irei me reunir com o Rafael para ajustarmos a aplicação SPM, deixa-la rodando com o que já foi desenvolvido.


There`re possible problems for next week?

Novamente, creio ter dificuldades para configurar os relatórios no CC "Eta coisinha triste de configurar."

Thansk a lot !!!