quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Discurso de Formatura 20/12 - Sistemas de Informação FACENSA

… seus sonhos estão nas nuvens!
Discurso de Formatura
Sistema de Informação - Ato 2008/2


Ilma. Diretora da FACENSA, Professora Eunice SOBRENOME;
llmos Professores e Funcionários da FACENSA,
Demais autoridades à mesa,
Queridos Familiares; Senhoras e Senhores aqui presentes. Boa noite!

É a um só tempo, uma honra e uma grande responsabilidade a tarefa que a mim foi outorgada de, em nome de meus colegas, dirigir-me aos aqui presentes. Honra esta que agradeço imensamente, manifestando um pouco da vontade e desejo de cada um eles. Fica aqui também o agradecimento especial em nome de todos os formandos do curso de Sistemas de Informação à Comissão de Formatura, pelo seu incansável trabalho, sem o qual não seria possível a cerimônia que ora se realiza.

… e continuo este discurso citando Shakespeare:

“Se seus sonhos estão nas nuvens... eles estão no lugar certo, agora construa os alicerces”...

Todo início de graduação é como se o sonho da formatura estivesse nas nuvens. Talvez a vaidade nos faça crer, que hoje pudéssemos estar sob os tão suados alicerces, afinal de contas foram muitas as, renuncias, batalhas, escolhas, derivadas, integrais, provas e trabalhos as quais tivemos que realizar durante esta longa caminhada, denominada graduação!

Mas tenham certeza senhoras e senhores, o que presenciam aqui esta noite, é apenas o encerramento de um ciclo, que nos abrem grandes portas, para que possamos continuar na luta, em busca do que chamávamos até então de sonho e que hoje começam a se tornar realidade.

Assim já dizia Bertolt Brecht: “Há homens que lutam por um dia, e esses são bons; Há homens que lutam por um ano, e esses são melhores; Há ainda aqueles que lutam por muitos anos, e esses são realmente muito bons; Porém há os que lutam por toda a vida: Estes … estes, são os imprescindíveis.”

Permitam-me apresentar a vocês agora, alguns destes imprescindíveis, vulgo formandos:

Nataniel – Quando crescer quero ser igual a você!! Modéstia e brilhantismo fazem parte do seu jeito de ser. Já no futebol, nem tanto … 

Tales – Sabem aquelas perguntas e reivindicações que a grande maioria tem receio de fazer? Eram estas as preferidas dele. Tales a evolução da FACENSA deve muito a você, coragem e personalidade sempre foram suas marcas registradas.

Thais – Sincera, objetiva, aparentemente brava, mas na verdade uma extrovertida colega.

Tissiane – Antes mesmo do titulo de graduação em Sistemas de Informação, foi condecorada, com o mais nobre dos prêmios, seu pequeno Igor.

Vivian - Nossa!!!! Essa uma Leoa durante todo o ano de 2008. Depois que passar tudo isso, nos explica como fazer tudo de uma única vez: Um TCC, organização de uma formatura, para um grupo de formandos, que não tinham certeza de suas vontades. E de quebra organizar seu próprio casamento. Deveria na verdade era estar na turma de Administração!!

E os nossos mestres? Pensaram que iriam passar em branco, não é mesmo? Mas como poderíamos esquecer-nos dos diagramas de fluxo de dados, inspirados no famoso personagem Bob esponja!! Desculpas professor Vinicius, não consegui guardar o segredo!

Ou então das incansáveis explicações do professor Sidnei, tentando fazer da lógica de programação sangue, para que assim pudesse penetrar em nossas veias.
Aaaahhhh …. bendito seja o compilador Ambap!

Muitos também foram os sábado, onde levantar às sete horas da manhã e vir para a faculdade, chegava a ser um crime, tendo como principal álibi, dormir as três, quarto até cinco horas da manhã. Mas aqui estávamos nós, entusiasmados por professores como Diogo Lucas, Daniel Wildt, Guilherme Lacerda, Marcelo Batista, entre outros, cujo interesse simplesmente era tornar melhor seus alunos e futuros colegas de profissão.

Por isso, formandos, se hoje por algum motivo, pudemos nos tornar realmente melhores, temos muito a agradecer a todos eles. Não se esquecendo de lembrar também, de nossos primeiros professores. Estes nos ensinaram o sentido da vida, distribuindo o conteúdo em disciplinas como: Falar, Caminhar, Respeito ao Próximo, e de forma intensiva nos ensinaram o grande significado da palavra amor, nossos pais.

Para concluir, gostaria de dizer que hoje… Hoje colocamos sim, nossa primeira pedra de alicerce, junto às nuvens, e alcançamos o primeiro de nossos sonhos. Agora é tomar posse do que é nosso, e que esta cerimônia de formatura não represente uma despedida em nossas vidas, e sim a reafirmação do alto grau de comprometimento que temos para conosco e para com a sociedade.

OBRIGADO À TODOS.

Referencias
http://www.administradores.com.br/artigos/discurso_de_formatura/14365
http://en.wikipedia.org/wiki/Bertolt_Brecht
http://shakespeare.mit.edu/

2 comentários:

Willian S. disse...

Guilherme gostei do seu comentário, inclusive quero dizer que utilizarei ele como referência para escrever o discurso da colação de minha turma de sistemas de informação, aqui da cidade de Paracatu MG.

Daniel S. disse...

Bom dia Willian!
Belo discurso. Estou prestes a fazer o meu e gostaria de utilizar parte do seu, para moldar o meu.

Valeu