domingo, 23 de março de 2008

TCC ... Pois é chegou a hora !!!

Trabalho de Conclusão de Curso, pois bem tenho dois e o primeiro entrego este semestre se Deus quiser e a HPC deixar!!
O primeiro, falando a grosso modo, é a definição do que irei utilizar ou desenvolver, ou seja a analise e o projeto.
No meu caso irei efetuar algo que prefiro não chamar de um estudo de caso mas sim a confirmação de mesmo... que irá envolver um assunto que muito tem me atraído "CONTINUOUS IMPROVEMENT" mas especificamente, métricas que levam a altos indices de qualidade no desenvolvimento de software, DETALHE, quando menciono desenvolvimento de software não é a atividade de programação em linguagem X ou Y e sim todos "ou quase todos, os principais" os processos que envolvem engenharia de software, ánalise, projeto, testes, desenvolvimento, integração, motivação, OPA como assim motivação? Isso não faz parte da engenharia de software !! Será? (acreditem ou não mas para mim deveria fazer parte também ;-) ) . Você ja viu algum time desmotivado entregar algo funcionando? Está ai minha justificativa !!
Voltando as métricas, para abordar este assunto nada melhor do que procurar naquelas que de certa forma vem estruturando este assunto dentro das organizações e ganhando mercado dia-a-dia, métodologias ageis!! Irei especificamento abordar estas (XP, Scrum FDD e Lean) me identifico muito com esta última, até porque utilizo e conheço ela desde quando trabalhava em uma indústria do ramo do metal mecânico em Cachoeirinha que utilizava Lean Manufacturing em suas idéias como costumavam enfatizar, com isso irei especificamente levantar quais métricas estas metodologias procuram idealizar/focar para que possam fornecer indicadores de que seus processos estão agregando valor aos entregaveis (software funcionando) e leva-las ao dia-a-dia de projetos que utilizam as principais tecnologias de desenvolvimento, Java, .Net e Ruby On Rails.

Queria só mencionar que nada disso será possivel sem a ajuda de dois caras feras no assunto, Daniel Wildt e meu xará Guilherme Lacerda.

Sobre o segundo TCC, sabem como é né, iterações curtas, curtos prazos :-), deixa eu terminar o primeiro antes falow!!

Um comentário:

Fernando disse...

vamo q vamo galo!
abraco do 'primo' fernando d pf